terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um austríco vai tentar quebrar velocidade do som saltando do "espaço"

Uma verdadeira loucura está prestes a ser feita: na primeira quinzena de outubro, o austríaco Felix Baumgartner vai tentar bater o recorde mundial de paraquedismo, saltando de uma altura de 36 mil metros. Ou seja: da estratosfera, o segundo nível da atmosfera, quase no espaço. Até hoje, o máximo que o homem conseguiu foi saltar de cerca de 31 metros, através de Joseph Kittinger, um militar da Força Aérea americana, que alcançou o feito em 1960.
Para se ter uma ideia da altura que Baumgartner vai saltar, normalmente os saltos de paraquedas vendidos por empresas para turistas no interior de São Paulo são realizados a 4 mil metros de altura. Espera-se que o austríaco fique cerca de 5min35s em queda livre.

O austríaco vai romper a barreira do som (340 metros por segundo ou 1080 km/h) depois de 40 segundos de salto. A expectativa, porém, é que, no momento de maior velocidade, Baugartner chegue a nada menos que 1110 km/h.Aos poucos, porém, a própria resistência do ar será responsável por diminuir a velocidade do aventureiro. O paraquedas deve se abrir quando Baugartner estiver a aproximadamente 1500 metros do solo, quando ele estará a cerca de 276 km/h.


Para que tudo dê certo na missão, Baugartner conta com uma equipe especializada em cada aspecto do salto, de forma a garantir a segurança de todos. São tantos detalhes envolvidos que tudo começou a ser planejado em 2007. Só este ano dois saltos em alturas menores foram realizados pelo austríaco como teste.



É preciso que Baugartner vista esta roupa de astronauta porque a 36 mil metros de altura há apenas 1% do ar que existe a nível do mar. Ou seja: sem um traje pressurizado, o aventureiro morreria em segundos.
Toda a missão será realizada em um deserto no estado americano do Novo México. O local foi escolhido por, em outubro, oferecer as condições ideais de salto (clima bom e pouco vento). Caso o tempo não colabore, o salto não será realizado até for constatada uma melhora.
Baugartner tem 43 anos e salta desde os 16.




Nenhum comentário:

Postar um comentário